Brasil teme por terrorismo nas Olimpíadas no Rio, revela WikiLeaks

02-12-2010 14:05

 

Brasil teme por terrorismo nas Olimpíadas no Rio, revela WikiLeaks

Americanos julgam preparação do País inadequada para receber Jogos Olímpicos de 2016

02 de dezembro estadão.com.br

SÃO PAULO - Os EUA julgam inadequada a preparação do Brasil para receber as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro e temem pelas condições de segurança do evento, já que uma diplomata brasileira admitiu que pode haver a possibilidade de atentados terroristas durante os jogos.

Veja também:
blog Radar Global:
leia os documentos referentes ao Brasil
lista Tópicos do Estadão: tudo que já foi publicado sobre o caso

Segundo um relatório de Lisa Kubiske, conselheira da Embaixada americana em Brasília, enviado para os EUA em 24 de dezembro de 2010, as missões brasileiras na capital e no Rio já estão iniciaram um planejamento para estruturar o envolvimento das autoridades americanas que for necessário para as Olimpíadas.

O documento, intitulado "Olimpíadas 2016 - O Futuro é Agora", afirma que "embora o Brasil tenha experiência em eventos de grande porte como os Jogos Pan-americanos, os Jogos Olímpicos serão um desafio sem precedentes". No texto, Lisa afirma que as próprias autoridades brasileiras admitem que a situação da segurança na cidade é preocupante. Ainda assim, diz que funcionários do Ministério de Relações Exteriores relataram repetidas vezes à missão americana que "o Comitê Olímpico Internacional não considerou a situação no Rio inadequada".

A diplomata, no entanto, mostra-se particularmente preocupada com as declarações de Vera Alvarez, chefe da Coordenação-Geral de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do Itamaraty. Segundo ela, a brasileira "admite que terroristas podem atacar o Brasil por conta das Olimpíadas, uma declaração pouco comum de um governo que acredita que não haja terrorismo no País".

Lisa, porém, afirma que o governo brasileiro mostrou grande abertura à colaboração em áreas como o "compartilhamento de informação e cooperação" com Washington, de olho na organização da Olimpíada do Rio.É citado ainda no texto o "Plano de Pacificação de Favelas", que buscaria a "pacificação" de cem comunidades até 2016.

Preparação

A diplomata americana comenta ainda uma "abordagem típica brasileira, de deixar detalhes para o último minuto", o que poderia ser um problema nos Jogos Olímpicos. Os Jogos, diz, são considerados pelo Brasil como a afirmação da gestão de Lula, embora reflitam a falta de planejamento da administração do presidente.

Além disso, ela critica a preparação esportiva brasileira. "Lula disse que o Brasil vai ganhar mais medalhas que nos Jogos Pan-americanos, mas não há nenhum programa de desenvolvimento de atletas neste momento".

Vazamento

O WikiLeaks divulgou no domingo cerca de 250 mil documentos diplomáticos secretos dos EUA que revelaram segredos da política externa americana. Os documentos foram publicados pelos jornais The Guardian, New York Times, Le Monde e El País e pela revista alemã Der Spiegel e se referem desde os anos 1960 ao início de 2010.

O WikiLeaks é um site que se dedica a revelar documentos secretos de vários países. Neste ano, o site divulgou cerca de 400 mil documentos secretos sobre a guerra do Iraque. Antes disso, o WikiLeaks já havia divulgado 90 mil relatórios confidenciais sobre abusos cometidos no Afeganistão.




Crie o seu site grátis Webnode